sábado, 12 de julho de 2014

O grande roubo de carro em San Andreas

Apresentação
A principio a Rockstar Games conseguiu introduzir ao titulo San Andreas todas as coisas que foram de bom agrado nos GTA anteriores. Com o crescimento exponencial do titulo tanto como jogo quanto como marca, seria imprescindível que San Andreas mostrasse algo além do mais do mesmo.
San Andreas se tornou um grande sucesso pelas possibilidades que o jogo oferece, não apenas em termo de campanha, mas de evolução, missões secundárias e modos possíveis de se cumprir algumas tarefas.
Curiosamente é um titulo baseado no convívio entre guerras de gangues ao melhor estilo West Coast e East Coast, coisa esta que aconteceu e se fortaleceu a partir dos anos 90 nos Estados Unidos, ou seja, isto levou a deveras semelhanças com o conflito da vida real, que leva os nomes de Tupac Amaru Shakur (CJ) e Notorious BIG (Big Somke).
O rapper Young Maylay da a voz a Carl Jhonson, MC eith a Ryder Wilson e ainda temos Ice T (Madd Dogg), YO YO (Kendl Johnson), Kid Frost (T-Bone Mendez) e The Game (Mark "B Dup" Wayne) nos mostrando que essas ligações todas, não são apenas acasos, a história realmente tem ligações coesas entre a rixa das gangues.
História
Carl Jhonson retorna a Los Santos (Los Angeles) a partir do momento que sabe da morte de sua mãe. Voltando para o encontro com sua familia e seus amigos de gangue CJ se depara primeiro com a policia e toma seu enquadro de boas vindas. Conforme o enredo vai se desenvolvendo e CJ nota que A Groove Street Family está se desfazendo aos poucos, ele decide encontrar os responsáveis pela morte de sua mãe, bem como os elos que estão decaindo em na gangue e em meio a isso ainda tem que se concentrar nos problemas que envolvem o relacionamento de sua irmã e enfrentar o temperamento forte de seu irmão Sweet.
Com demonstrações impiedosas de Ryder e Big Smoke, CJ decide de vez tomar o lugar que lhe é de direito como cabeça da situação, porém as coisas nas ruas nem sempre são fáceis e Carl se depara com revelações atrás de revelações.
Audio/Som
Ambientando no mundo obscuro das gangues e fazendo diversas referencias e tendo uma boa cota de rappers e outros musicos entre os envolvidos com o titulo, seria obvio que as trilhas das famosas rádios teriam black music do final dos 80 e começo dos anos 90, hits do rap e musicas ambientadas para cada uma das cidades. Os sons de tiro, berros, expressões de medo dão um toque bacana no jogo, não tem nada de surpreendente, mas tudo no devido contexto com um bom pano de fundo.
A dublagem é cômica e bem feita e vários momentos, pra época foi algo surpreendente.
Gráficos
Fazendo uso do que era disponível na época a Rockstar desenvolveu muito bem o conceito para o jogo San Andreas, já que tínhamos vários personagens diferentes nas ruas, e dependendo da situação era muita gente na rua ao mesmo tempo. As gangues tinham representações individuais e particulares em vestuários e acessórios.
Mesmo com seus polígonos tendo baixo nível de definição, GTA SA entregou uma boa experiencia gráfica para o Sony Playstation 2, já que o numero de elementos ao mesmo tempo diminuía a sensação de baixa qualidade e não influenciava em nada na experiencia final com o titulo.
Jogabilidade
Além de correr, pular e fazer insanidades em SA, podíamos andar de bicicleta e pilotar uma gama extensa de aeroplanos. No entanto o aspecto que mais chama a atenção neste titulo é como o personagem se desenvolve a partir do modo como o jogador resolve situações diversas, indo de um CJ magro que corre como um louco a um Carl gordo que mal consegue andar rápido. 
O termo e a aplicação deste tipo de sistema de evolução são pontos influentes na hora de encarar uma missão, bem como a possibilidade de entrar em uma academia e malhar pra ficar forte, ou simplesmente aprender golpes novos para o combate físico. O sistema de evolução também foi aplicado a veículos o caso mais comum é o da bicicleta, conforme o jogador anda e faz manobras possíveis e impossíveis o nível de habilidade dele naquele veiculo sobe, evitando que caia com facilidade e permitindo que consiga ir mais rápido.
Conclusão
Gta San Andreas é um titulo extenso, com uma campanha bacana, possibilidades infindas e lugares amplos para exploração, o jogo em si é abrangente, tentei ser o menos cansativo possível com essa critica, senão ficaríamos semanas lendo sobre SA. A partir do momento que ele foi usado pela comunidade mod como referencia em criação de conteúdo, o titulo ganhou uma sobrevida e ainda é considerado como um dos melhores da série.
Senão jogo ou não finalizou recomendo que aproveite até o final da campanha, pensando nisso fui superficial para não dar quaisquer spoilers sobre o desenrolar do enredo. Portanto aproveitem San Andreas é grande demais para um simples Roubo de Carro.
Thugs Life"

Nenhum comentário:

Postar um comentário