terça-feira, 7 de outubro de 2014

O Porca testou - Windows Technical Preview

Ao anunciar o sistema operacional Windows 10 na última semana, a Microsoft liberou as inscrições para eventuais testers e curiosos no Insider, sendo assim o download da versão técnica do sistema foi disponibilizadas em isos de 32 e 64bits, respectivamente conhecidas como x86 e x64, que são arquiteturas direcionados a determinados tipos de máquinas.

O sistema que chegara em 2015, assim como seu antecessor, busca unificar o modo como a plataforma windows se comporta entre dispositivos de mesa e portáteis.




RECOMENDAÇÕES AOS USUÁRIOS
O Windows Technical Preview é disponibilizado pela própria microsoft de forma gratuita, por se tratar de uma versão de testes em constante aprimoramento, não recomendamos sua instalação para substituir o sistema utilizado comumente, tendo em vista que o comportamento de uma versão de testes vária de pc para pc. Caso tenha interesse em testar o sistema, opte pela emulação em um ambiente virtual, assim não corre o risco de comprometer dados e arquivos importantes.

O teste no caso foi feito pelo usuário +Th Mc  e todas as citações são meramente experiencias com o sistema operacional, podendo ou não corresponder com outros testes.


MUDANÇAS RELEVANTES
A instalação do sistema adotada como atualização retorna de maneira concisa e benéfica pra quem quer manter os dados na transição de sistema.

É possível fazer a instalação do Windows TP X do mesmo modo como é feita a instalação do windows 8 para o 8.1. Similar ao windows update, porém como o auxilio de uma ISO do Windows TP, que é emulada pelo próprio Windows 8, sem necessidade de um software a parte. Então o sistema de boot avançado se instala através da ISO e lhe permite algumas opções personalizadas, como manter alguns arquivos, todos os possíveis ou simplesmente apagar tudo e recomeçar com o windows do zero.
Optei pela opção de atualização, sendo assim esperava ao menos que boa parte dos meus arquivos continuassem intactos, já tinha feito essa atualização do 8 para o 8.1, algumas coisas foram mantidas de forma intacta, outras nem tanto, mas para minha surpresa, a transição do 8.1 para o 10 (X) TP foi perfeita. Todos meus programas, arquivos armazenados e criados no mesmo disco onde o sistema é instalado continuaram intactos, bem como jogos e configurações usadas neles permaneceram como estavam, ou seja, iniciei um windows novo, sem precisar me preocupar com nada, tudo o que precisava continuava ali pronto para uso."

A tela inicial minimalista formada por cubos protagonista do windows 8 e coadjuvante no 8.1, foi migrada para o clássico menu iniciar na versão TP do Windows X, ou seja, todos os aplicativos que ficavam moldados no quadro de blocos, continuam em um mesmo quadro de blocos, porém incorporado ao menu iniciar que por sua vez se adéqua ao tanto de blocos inseridos pelo usuário.
E consigo essa incorporação da tela minimalista no menu iniciar trouxe também a pesquisa universal, onde podemos pesquisar, desde páginas da web, arquivos e até mesmo aplicativos pelo novo menu iniciar.




Tanto as animações, quanto os ícones do sistema foram atualizados.

Foi inserida uma função que permite a criação de diversas áreas de trabalho com conteúdos separados de forma personalizável.

Usando o atalho Winkey + TAB a tela de adição de novas áreas de trabalho e consulta das já criadas aparece como na imagem abaixo.




As transições de janela foram reelaboradas, as animações estão suaves e rápidas, dando uma sensação maior de fluidez ao partir de um aplicativo para outro.

A charm bar criada para o Windows 8 não está disponível a princípio no TP. 
Os aplicativos para windows 8 rodam em modo clássico, ou seja, com interface minimalista, mas como qualquer outro programa do pc, podendo ser fechada pelo conhecido "X" no canto superior direito da tela do app em execução.

O desempenho do sistema em si, não teve uma grande mudança, ao menos não senti nada de espantoso ao rodar um jogo pesado no TP com relação ao 8.1. Os sistemas da microsoft tendem a ter mudanças drásticas em suas atualizações, portanto, vamos aguardando para ver o que mais sairá de interessante neste windows TP.


Caso queira testar a versão preview do sistema acesse o link a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário