sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Pesquisadores confirmam: Realidade Virtual não causa problemas de Stress Pós-Traumático, mas pode ajudar a curá-lo

A revista  Popular Science havia levantado a seguinte questão: as experiências vividas através da realidade virtual seriam suficientemente reais para causar algum tipo de stress pós-traumático em jogadores? E a resposta é que, apesar de jogos em RV causarem ansiedade, nenhum dos estudos mostraram que eles possam causar o stress citado. 


"Acredito que a pessoa deve ter graves problemas psicológicos para começar a confundir os eventos que ocorram no mundo virtual com os do mundo real", afirma Skip Rizzo, psiquiatra da Universidade da Califórnia. 

O Rizzo ali está utilizando, inclusive, ambientes em realidade virtual como forma de terapia. Chamada de Terapia de Exposição á Realidade Virtual (numa tradução livre), o procedimento permite aos terapeutas recriarem ambientes traumáticos com a segurança de um ambiente controlado. Através de uma série de estímulos - visual, tátil, oufativo - os pacientes confrontam seus traumas de maneira a conseguirem superá-los. 

Sabe aquelas coisas que você lê e te deixam feliz? Então, este sou eu ao ler esta notícia. Interessante ver como os avanços tecnológicos vem trazendo melhorias nas mais variadas formas e setores, não só da maneira na qual foram planejados para funcionar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário