quinta-feira, 23 de outubro de 2014

The Legacy of Metal Gear - O vírus FOXDIE










Preparado para mais uma dose de conhecimento dessa linda série que é Metal Gear Solid? Então conheça e entenda melhor sobre o vírus FOXDIE, que deixa muito vírus de empresa de guarda-chuva no chinelo!
AVISO: ESSA POSTAGEM CONTERÁ MUITOS SPOILERS IMPORTANTES DA SÉRIE. LEIA POR SUA CONTA E RISCO.

O TEXTO CONTERÁ SPOILERS IMPORTANTES DE MGS1, MGS2 E MGS4
O vírus FOXDIE é um dos pontos mais importantes de toda a série, bem como um ponto que mais causa confusão nos jogadores.
O FOXDIE é um retrovírus criado a mando dos Patriots (sob alegação de que sua criação foi ordem do Pentágono) cujo projeto foi inicialmente criado por Richard Ames, agente dos Patriots e ex-marido de Nastasha Romanenko.
O vírus FOXDIE é a "arma secreta" dos Patriots para resolução de seus problemas, bem como a arma biológica principal da série. O vírus tem por objetivo atacar alvos específicos escolhidos pelos Patriots, matando somente aqueles que os mesmos desejam que morra.
O projeto passou por muitas dificuldades até que no ano de 2003 a Dra. Naomi Hunter ingressou no projeto. Naomi conseguiu resolver os problemas encontrados e o vírus foi desenvolvido com sucesso.
O FOXDIE age da seguinte forma: O vírus é inicialmente inoculado em um hospedeiro que servirá de vetor para que o vírus se espalhe, entrando em contato com seu alvo. A partir do hospedeiro, o vírus espalha-se pelo ar e infecta o alvo através da respiração. Uma vez dentro do corpo da pessoa, ele começa a agir. O FOXDIE é programado para atingir alvos específicos através do reconhecimento de seu DNA. O vírus é programado com uma "Lista" de DNAs que deve atacar e ao entrar em um hospedeiro, o vírus produz enzimas para fixar-se em uma célula macrófaga (tipo de glóbulo branco) do hospedeiro e lê seu DNA. Se o DNA do hospedeiro for um alvo, o vírus estimula o Macrófago a produzir a Citocina TNF (Fator de Necrose Tumoral), que é carregada pela corrente sanguínea até o coração.
Dentro do coração, a citocina entra em contato com os receptores TNF nas células do coração, causando a apoptose (morte programada de células). O dano causado ao coração por conta da perda de células resulta em uma parada cardíaca, que mata o hospedeiro.
Caso um hospedeiro não seja alvo do FOXDIE, o próprio vírus age para impedir que o mesmo morra por conta de seus efeito. Uma vez infectado com o FOXDIE, o hospedeiro continuará infectado até o fim de sua vida. O tempo de vida do vírus é o mesmo do hospedeiro, logo, se o hospedeiro morrer, o vírus morre junto.

FOXDIE matando Donald Anderson (Decoy Octopus) aos 9:20
No ano de 2005, os Patriots ordenaram que Naomi Hunter injetasse o vírus em Solid Snake (secretamente, em uma injeção de nanomachines para controle da missão). O vírus estava programado para matar todos os membros da FOXHOUND (Liquid Snake, Revolver Ocelot, Psycho Mantis, Sniper Wolf, Vulcan Raven, Decoy Octopus), o presidente da Armstech: Kenneth Baker, e todos os Genome Soldiers. Dessa forma, todos morreriam com os corpos intactos e os Patriots poderiam recuperar o Metal Gea REX sem danos ou dificuldades.
Porém, os Genome Soldiers não foram afetados (provavelmente o vírus foi programado para atacar os genes soldado de Big Boss, implantados nos soldados), Psycho Mantis não foi afetado por conta da máscara de gás que usava. Sniper Wolf pode não ter sido afetada por ser viciada em Pentazemin (relaxante muscular e redutor de ansiedade), como Liquid Snake sugeriu. Vulcan Raven não foi afetado teoricamente por sua inumana resistência física. E Revolver Ocelot não foi afeto também. Decoy Octopus foi afetado, apesar de estar disfarçado de Donald Anderson, ele não podia disfarçar seu DNA. Kenneth Baker também foi morto pelo FOXDIE.
No caso de Ocelot, o fato de não ter sido afetado é misterioso, tanto ele pode não ter sido um alvo dos Patriots, como pode ter usado uma vacina em si mesmo. Entretanto, apesar de nunca ter sido confirmado, é praticamente certo que o FOXDIE NÃO possui vacina.
Naomi Hunter programou o FOXDIE para também matar Solid Snake, como vingança por ele ter matado seu irmão, Frank Jaeger (Gray Fox). Ela revelou que programou o vírus para ser ativado em um tempo aleatório dentro do corpo de Snake, porém isso nunca aconteceu. O FOXDIE foi programado para matar Liquid Snake, tendo seu DNA como base. Solid Snake e Liquid Snake são gêmeos, e por isso, teriam o mesmo DNA, mas como revelado por Naomi Hunter nos eventos de MGS4 (Briefing entre o Act 2 e 3), Snake e Liquid não possuíam DNAs idênticos, bem como ambos não possuíam DNAs idênticos ao de Big Boss. As manipulações genéticas que ambos sofreram os tornaram indivíduos diferentes a nível de DNA.
Por conta disso, apenas Liquid Snake foi morto pelo FOXDIE ao final de MGS1, e Solid Snake nunca foi afetado pelo mesmo.
Já nos eventos de MGS4, por conta da degeneração celular que o corpo de Snake passava, o FOXDIE original, injetado em 2005 por Naomi Hunter, sofreu mutação. Ele estava aos poucos perdendo seus receptores, que são usados pelo vírus para identificar o DNA de seus alvos. Sem essa habilidade, o vírus mataria indiscriminadamente qualquer pessoa que fosse infectada. Em outras palavras, o vírus sem os receptores se espalharia pelo ar e mataria praticamente todo ser vivo.
Também nos eventos de MGS4, Naomi Hunter identificou um novo tipo de FOXDIE, criado pelos Patroits e injetado em Snake por Drebin durante o Act 1, junto de uma injeção de nanomachines que permitira que Snake utilizasse as ID Weapons. O novo FOXDIE impedia a mutação do FOXDIE antigo, contendo sua transformação. Porém, cedo ou tarde ele também sofreria mutação devido as condições físicas de Snake. Isso porém não aconteceria tão cedo, mas em alguns anos, dependendo de quantos Snake ainda viveria. Em outras palavras, se Snake vivesse tempo suficiente, o vírus poderia sofrer mutação e não haveria qualquer solução para isso.
Em via disso, Snake tentou cometer suicídio para impedir que o vírus se tornasse a ruína do mundo, mas acabou seguindo o que lhe restava de vida, pois o vírus não se transformaria no pouco tempo que Snake "naturalmente" tinha de vida.
IMPORTANTE: O VÍRUS FOXDIE NÃO TEM NENHUMA RELAÇÃO COM A DEGENERAÇÃO CELULAR DE SOLID SNAKE
O novo FOXDIE foi programado para matar Big Mama (EVA), Liquid Ocelot, e Big Boss). Os três foram mortos vítimas do Vírus, EVA morreu após o ataque de Liquid ocelot a Paradise Lost Army, nos braços de Snake. Liquid Ocelot morreu após uma intensa luta com Solid Snake no topo de Outer Haven, onde sucumbiu após ser derrotado por Snake, quando enfim o vírus atacou seu coração. Big Boss morreu em frente a Snake após um último diálogo entre ambos.
O vírus FOXDIE não tem um período certo de incubação. Liquid Snake entrou em contato com Solid Snake durante a sessão de tortura conduzia por Ocelot, mas morreu somente no fim do game. Kenneth Baker e Decoy Octopus morreram instantes depois de terem contato direto com Snake. Big Mama morreu após sofrer sérios ferimentos, Ocelot entrou em contato direto com Snake no Act 2 de MGS4, porém não foi afetado até após a luta final. Big Boss morreu momentos depois de entrar em contato direto com Snake, porém resistindo mais a ação direta do vírus em seu corpo.
Dois vírus digitais foram criados com base no FOXDIE original: A Worm Cluster de Emma Emmerich, que fragmentou a inteligência artificial GW, e que foi alterado pelos Patriots para buscar e apagar uma informação específica do sistema, a lista com os nomes dos 12 membros do Wisemen's Committee. E por fim o vírus FOXALIVE, criado por Naomi Hunter, porém completado e melhorado por Sunny Gurlukovich. O objetivo principal do FOXALIVE era destruir o GW, mas Sunny o reprogramou para destruir o GW, o JD e as outras 3 IAs dos Patriots, porém sem prejudicar o resto do mundo com isso, livrando a todos de seu controle para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário