sábado, 1 de novembro de 2014

Vendas de Playstation 4 atingem 13,5 milhões


O Uol anunciou nesta semana, com base nos números divulgados pela Sony, que o PS4 já alcançou a marca das 13,5 milhões de unidades vendidas no mundo, sendo um sucesso de vendas e o melhor lançamento de console já realizado pela empresa. Entretanto a Sony continua com prejuízo em seus cofres. 
Enquanto o console vai muito bem o portátil PS Vita vai de mal a pior, apresentando poucas vendas e, segundo o Uol, sendo divulgada suas vendas somadas às vendas do PSP e ao Vita TV. 
O PS4 apresentou uma série de problemas em seu lançamento que poderiam ter espantado os possíveis compradores, como super aquecimento e peças mal posicionadas, e até agora não apresentou muitos títulos exclusivos que possam justificar a grande venda, a não ser a promessa de muitos para os próximos anos. Mesmo nos EUA, reconhecido espaço de venda da Microsoft, o PS4 ainda é líder. 
Difícil explicar de forma lógica esses números em um quadro que dá vantagens aos XBox One, que apresenta títulos que caíram no gosto dos fãs e oferece serviços bastantes interessantes ao público. 
O Wii U também apresentou melhora em suas vendas e a Nintendo começa a ter lucro. Um combinado econômico inesperado (câmbio do dólar) e o lançamento de excelentes jogos, dentre eles "Super Smash Bros. for Nintendo 3DS", "Tomodachi Life", "Mario Kart 8" e "Hyrule Warriors", foram responsáveis pelos números favoráveis. 
Na minha experiência com os três consoles é possível perceber um WiiU mais seguro e cheio de jogos, um Xbox One ouvindo os consumidores e trazendo cada vez mais serviços e jogos que atendam às suas expectativas e um PS4 contando com o nome dos seus antepassados famosos e as promessas de jogos para vender seu console. 
Aqui em São Paulo, na Santa Ifigênia, conhecida rua com diversas lojas que vendem vários artigos de tecnologia, pude averiguar pessoalmente a venda de consoles e questionar alguns vendedores sobre o que mais estava vendendo. Os consoles mais procurados atualmente são o PS4 e o Xbox 360. Os preços dos consoles de nova geração estão quase o mesmo, variando pouco entre eles, com o Wii U mais em conta. O mais vendido é o PS4. Um vendedor chegou a me contar que, em um sábado, chega a vender 20 deles, e as outras plataformas não saem. 
Claro que o que eu fiz foi uma busca informal, nada de números reais e uma pesquisa de fato efetiva, por isso o que eu disse não pode ser tomado como regra ou acerto, não considerei ainda uma outra grande plataforma que cada vez mais ganha espaço por suas inúmeras vantagens, o PC. Só fiz essa observação para de fato tentar entender as vendas dos consoles atualmente e só o tempo pode nos mostrar se os números se manterão dessa forma. 

;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário